Participação no IBAP 2019 – Salvador Bahía

06/07/2019 10:50

O prof. Roberto Moraes Cruz, a mestranda Karen Rayany Ródio Trevisan e o doutor Luciano Franzim Neto representaram o laboratório Fator Humano no IBAP 2019, em Salvador, na Bahía. Apresentaram trabalhos científicos e participaram do lançamento do livro “Compêndio de Avaliação Psicológica”, da editora Vozes, com a participação de membros do laboratório Fator Humano.

Defesas de mestrado – Pedro A. C. Carlotto e Fernanda S. Pereira

24/05/2019 17:18

No dia 26 de março aconteceram as defesas de mestrado de dois membros do laboratório Fator Humano.

Pedro Augusto Crocce Carlotto, defendeu a dissertação “Evidências de validade e precisão de um instrumento de avaliação de riscos psicossociais ocupacionais”, orientado pelo prof. Roberto Moraes Cruz e co-orientado pela profa. Romilda Guilland (FALURB), compuseram sua banca também o prof. Dr. Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha (UNIARP), o prof. Dr. Marcos Tedeschi (UFPR), a profa. Dra. Suzana da Rosa Tolfo e o prof. Dr. Carlos Henrique Sancineto Da Silva Nunes (presidente da banca).

Fernanda Schweitzer Almeida Pereira, defendeu o título “Adaptação e validação da escala coping function questionnaire (CFQ) para o contexto brasileiro”, também orientada pelo prof. Dr. Roberto Moraes Cruz e co-orientada pela profa. Dra. Andrea Pesca (CESUSC), compuseram sua banca o prof. Dr. Carlos Henrique Sancineto Da Silva Nunes e o prof. Dr. Franco Noce.

Todos os membros do laboratório parabenizam os novos mestres!

Defesa de mestrado de Paulus de Wit

12/02/2019 13:28

Aconteceu em 11 de Fevereiro de 2019 a defesa de dissertação de mestrado de Paulus de Wit, entitulada “Transtorno de estresse pós-traumático: Modelo teórico e avaliação de intervenção em bombeiros militares de Santa Catarina”.

A banca foi formada pela prof. Carolina de Menezes, co-orientadora, mais o prof. Jamir Sardá Jr. e a profa. Natália M. Dias, presidida pelo orientador, o prof. Dr. Roberto Moraes Cruz. Prestigiaram o colega os alunos de pós-graduação do laboratório Fator Humano, a esposa e os filhos de Wit.

Entrevistas do Lab Fator Humano na TV Floripa

18/04/2018 10:48

O prof. Dr. Roberto Moraes Cruz, coordenador do Laboratório Fator Humano e seus alunos, Daniela Ornellas Ariño, Paola Barros Delben e Pedro Augusto C. Carlotto, participaram do programa “Catarinando” da TVFloripa, a convite do Dr. Roberto Ruiz, apresentador.

Eles falaram sobre os estudos mais recentes desenvolvidos, sobre a pesquisa no Brasil, perícia psicológica, saúde mental de universitários, comportamento seguro na Antártica e riscos psicossociais ocupacionais no contexto do trabalho no dia 13 de abril. As entrevistas estarão disponíveis no site do youtube da TVFloripa.

 

Curso de extensão – Introdução a elaboração de projetos científicos

28/02/2018 08:47

O laboratório fator humano convida alunos de graduação e pós-graduação para o curso de extensão “Introdução a elaboração de projetos científicos”, que tem como objetivo fornecer informações básicas para a construção de perguntas de pesquisa e estruturação de propostas de pesquisa. O curso será ministrado pela doutoranda Daniela Ornelas Ariño e pela mestranda Paola Barros Delben no dia 27 de março, terça-feira, das 13 horas às 18 horas.

Inscrições limitadas a 30 participantes, somente pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeZ0eCHgcyrF0DLDYo57NH7xhfBYs-zKNBOa-8g5fgKt6mWhA/viewform

Dúvidas: fatorhumanolab@gmail.com

Participações internacionais da colaboradora Rachel Schlindwein-Zanini

27/02/2018 09:41

A colaboradora do Laboratório Fator Humano Dra. Rachel Schlindwein-Zanini apresentou os seguintes trabalhos em eventos internacionais:

Promoção: University of Miami – EUA, 2016.
Título: COCHLEAR IMPLANT AND NEUROPSYCHOLOGICAL ALTERATIONS IN PATIENTS WITH HEARING LOSS in BRAZIL.

Promocão: IV Curso de la Asociación Panamericana de Otorrinolaringología y Cirugía de Cabeza y Cuello, em Punta del Este, Uruguai, 2017.
Título: PERDA AUDITIVA e INTELIGÊNCIA NÃO-VERBAL EM CANDIDATOS AO IMPLANTE COCLEAR

Promoção: 7th World Congress of Cognitive and Behavioural Therapies. 2013. Lima / Peru.
Título: The Cognitive Behavioral Psychotherapy intervention on child with phobia and profound bilateral hearing loss with cochlear implant indication.

 

Participação em missão à Antártica

03/11/2017 20:23

A pesquisadora Paola Barros Delben participa de mais uma expedição à Antártica pelo Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), coordenado pela Marinha do Brasil, MCTIC e MMA, com o apoio dos voos da Força Aérea Brasileira. É a quinta viagem de Barros-Delben, que desenvolveu o projeto ainda na graduação e em ocasiões anteriores foi acompanhada de colaboradores auxiliares.

O pouso do avião Hércules C-130, partindo da cidade de Punta Arenas, no Chile, ocorreu na tarde do dia 02 de Novembro, na pista da base chilena Presidente Frei, na Antártica.

(Fotos: Paola Barros Delben)

Depois um percurso de 4 horas pelo navio Ary Rongel à região onde estão os Módulos Antárticos Emergenciais (MAEs), enquanto ocorrem as obras de reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na bahía do Almirantado.

(Fotos: Paola Barros Delben)

No mês de novembro, Paola coletará dados para o projeto pioneiro de Psicologia no ambiente Isolado, Confinado e Extremo (ICE), seu mestrado “Comportamento seguro em expedicionários militares do PROANTAR”, sob orientação do prof. Dr. Roberto Moraes Cruz. O projeto visa a redução da probabilidade de acidentes e adoecimentos no contexto.

(Foto: Klausen)

Oficina “Artigo científico” em UNIFEBE – Brusque

15/07/2017 11:44

Membros do laboratório Fator Humano, a doutoranda Aline Battisti Archer e a mestranda Paola Barros Delben, ministraram a oficina “Artigo científico – Sistematização do conhecimento” na formação continuada 2017.2 a professores do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) em 14 de Julho de 2017.

O convite fora realizado pelas professoras Marcilene Popper Gomes e Jeisa Benevenuti, que também integra o laboratório na UFSC.

Qualificação de doutorado de André Luiz Thieme

13/07/2017 10:56

O doutorando André Luiz Thieme qualificou seu projeto de doutorado “Comportamento seguro am ambientes confinados, isolados e extremos”, sob orientação do prof. Dr. Roberto Moraes Cruz, no dia 13/07 de 2017. Participaram como membros da Banca: Marcos Tedeschi; Andrea Steil; Hélder Lima Gusso.

IBAP – 03/05

03/05/2017 16:32

Hoje, dia 03 de Maio, foram apresentados trabalhos de autoria de membros do Laboratório Fator Humano no IBAP:

Mesa redonda

Avaliação e Intervenção em Psicologia do Esporte e do Exercício. Sala Faial II 13:00-14:30

Autores: Fernanda Schweitzer Almeida Pereira, André Torres de LIma, Cyntia Nunes, Andressa Melina Becker da Silva, Roberto Moraes Cruz, Andréa Duarte Pesca, Isabella Goulart Bittencourt.

Mesa Redonda

Desenvolvimento de escalas em psicologia do esporte e do exercício: construção, validação e parâmetros psicométricos.
Autores: Gabriela Frischknecht, Karen Cristine Texeira, Andréa Pesca e Roberto Moraes Cruz

Mesa Redonda

Novas medidas de inteligência e atenção: desafios e evidências empíricas
Autores: Roberto M. Cruz, Ivan S. Rabelo, Luciano F. Neto

Pôster:
1. Adaptação de Laudo Psicológico para Atendimentos em Perícias Administrativas
Autores: Lucas Mentor de Albuquerque Nobrega; Mariana Bonomini Fogaça de Almeida; Elaine Cristina Soares da Silveira; Rafaela Luiza Trevisan, Roberto Moraes Cruz.

  • Página 1 de 2
  • 1
  • 2