A convite do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia, a pesquisadora Paola Barros Delben do Laboratório Fator Humano, coordenado pelo prof. Dr. Roberto Moraes Cruz, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, participará do debate sobre as CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA SITUAÇÕES DE ISOLAMENTO E CONFINAMENTO: A EXPERIÊNCIA DA ANTÁRTICA. O laboratório convida a todos para assistir e participar.
Data: 27/03/2020
Horário: 18h
Orientações: 1. Baixe o aplicativo ZOOM em www.zoom.com.br (gratuito); 2. Abra o aplicativo; 3. Selecione “ingressar em uma reunião”; 3. Digite o número ID da reunião: “762-887-675”; 4. Insira seu nome; 5. Selecione “entrar”.

No dia 26 de março aconteceram as defesas de mestrado de dois membros do laboratório Fator Humano.
Pedro Augusto Crocce Carlotto, defendeu a dissertação “Evidências de validade e precisão de um instrumento de avaliação de riscos psicossociais ocupacionais”, orientado pelo prof. Roberto Moraes Cruz e co-orientado pela profa. Romilda Guilland (FALURB), compuseram sua banca também o prof. Dr. Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha (UNIARP), o prof. Dr. Marcos Tedeschi (UFPR), a profa. Dra. Suzana da Rosa Tolfo e o prof. Dr. Carlos Henrique Sancineto Da Silva Nunes (presidente da banca).

Fernanda Schweitzer Almeida Pereira, defendeu o título “Adaptação e validação da escala coping function questionnaire (CFQ) para o contexto brasileiro”, também orientada pelo prof. Dr. Roberto Moraes Cruz e co-orientada pela profa. Dra. Andrea Pesca (CESUSC), compuseram sua banca o prof. Dr. Carlos Henrique Sancineto Da Silva Nunes e o prof. Dr. Franco Noce.

Todos os membros do laboratório parabenizam os novos mestres!
Aconteceu em 11 de Fevereiro de 2019 a defesa de dissertação de mestrado de Paulus de Wit, entitulada “Transtorno de estresse pós-traumático: Modelo teórico e avaliação de intervenção em bombeiros militares de Santa Catarina”.
A banca foi formada pela prof. Carolina de Menezes, co-orientadora, mais o prof. Jamir Sardá Jr. e a profa. Natália M. Dias, presidida pelo orientador, o prof. Dr. Roberto Moraes Cruz. Prestigiaram o colega os alunos de pós-graduação do laboratório Fator Humano, a esposa e os filhos de Wit.

O prof. Dr. Roberto Moraes Cruz, coordenador do Laboratório Fator Humano e seus alunos, Daniela Ornellas Ariño, Paola Barros Delben e Pedro Augusto C. Carlotto, participaram do programa “Catarinando” da TVFloripa, a convite do Dr. Roberto Ruiz, apresentador.
Eles falaram sobre os estudos mais recentes desenvolvidos, sobre a pesquisa no Brasil, perícia psicológica, saúde mental de universitários, comportamento seguro na Antártica e riscos psicossociais ocupacionais no contexto do trabalho no dia 13 de abril. As entrevistas estarão disponíveis no site do youtube da TVFloripa.

O laboratório fator humano convida alunos de graduação e pós-graduação para o curso de extensão “Introdução a elaboração de projetos científicos”, que tem como objetivo fornecer informações básicas para a construção de perguntas de pesquisa e estruturação de propostas de pesquisa. O curso será ministrado pela doutoranda Daniela Ornelas Ariño e pela mestranda Paola Barros Delben no dia 27 de março, terça-feira, das 13 horas às 18 horas.
Inscrições limitadas a 30 participantes, somente pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeZ0eCHgcyrF0DLDYo57NH7xhfBYs-zKNBOa-8g5fgKt6mWhA/viewform
Dúvidas: fatorhumanolab@gmail.com
A colaboradora do Laboratório Fator Humano Dra. Rachel Schlindwein-Zanini apresentou os seguintes trabalhos em eventos internacionais:
Promoção: University of Miami – EUA, 2016.
Título: COCHLEAR IMPLANT AND NEUROPSYCHOLOGICAL ALTERATIONS IN PATIENTS WITH HEARING LOSS in BRAZIL.
Promocão: IV Curso de la Asociación Panamericana de Otorrinolaringología y Cirugía de Cabeza y Cuello, em Punta del Este, Uruguai, 2017.
Título: PERDA AUDITIVA e INTELIGÊNCIA NÃO-VERBAL EM CANDIDATOS AO IMPLANTE COCLEAR
Promoção: 7th World Congress of Cognitive and Behavioural Therapies. 2013. Lima / Peru.
Título: The Cognitive Behavioral Psychotherapy intervention on child with phobia and profound bilateral hearing loss with cochlear implant indication.



A pesquisadora Paola Barros Delben participa de mais uma expedição à Antártica pelo Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), coordenado pela Marinha do Brasil, MCTIC e MMA, com o apoio dos voos da Força Aérea Brasileira. É a quinta viagem de Barros-Delben, que desenvolveu o projeto ainda na graduação e em ocasiões anteriores foi acompanhada de colaboradores auxiliares.
O pouso do avião Hércules C-130, partindo da cidade de Punta Arenas, no Chile, ocorreu na tarde do dia 02 de Novembro, na pista da base chilena Presidente Frei, na Antártica.

(Fotos: Paola Barros Delben)
Depois um percurso de 4 horas pelo navio Ary Rongel à região onde estão os Módulos Antárticos Emergenciais (MAEs), enquanto ocorrem as obras de reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na bahía do Almirantado.

(Fotos: Paola Barros Delben)
No mês de novembro, Paola coletará dados para o projeto pioneiro de Psicologia no ambiente Isolado, Confinado e Extremo (ICE), seu mestrado “Comportamento seguro em expedicionários militares do PROANTAR”, sob orientação do prof. Dr. Roberto Moraes Cruz. O projeto visa a redução da probabilidade de acidentes e adoecimentos no contexto.

(Foto: Klausen)
Membros do laboratório Fator Humano, a doutoranda Aline Battisti Archer e a mestranda Paola Barros Delben, ministraram a oficina “Artigo científico – Sistematização do conhecimento” na formação continuada 2017.2 a professores do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) em 14 de Julho de 2017.

O convite fora realizado pelas professoras Marcilene Popper Gomes e Jeisa Benevenuti, que também integra o laboratório na UFSC.
O doutorando André Luiz Thieme qualificou seu projeto de doutorado “Comportamento seguro am ambientes confinados, isolados e extremos”, sob orientação do prof. Dr. Roberto Moraes Cruz, no dia 13/07 de 2017. Participaram como membros da Banca: Marcos Tedeschi; Andrea Steil; Hélder Lima Gusso.
