Linhas de Pesquisa

Linha 1: Saúde e trabalho

O objetivo desta linha de pesquisa é investigar teórica e empiricamente aspectos psicológicos, psicofisiológicos e psicossociais no âmbito das condições de saúde relacionadas ao trabalho, assim como desenvolver processos de intervenção com base nas evidências e conhecimentos gerados por essa interação.

Busca-se associar dados clínicos e epidemiológicos por meio de estudos descritivos e analíticos, observacionais, experimentais,  comparação entre grupos de referência sociodemográficos, clínicos e ocupacionais.

Fontes teóricas principais: Psicologia do Trabalho, Saúde Mental e Trabalho;  Saúde Ocupacional/Trabalhador, Epidemiologia, Psicometria; Ergonomia.

 

Linha 2: Avaliação e Instrumentação Psicológica

O objetivo desta linha de pesquisa é construir e adaptar métodos e instrumentos de medida e avaliação de fenômenos e processos psicológicos em diferentes contextos da pesquisa científica em Psicologia.

 

Busca-se evidências de parâmetros psicométricos por meio de estudos descritivos e analíticos, observacionais e experimentais, com base em medidas de associação, correlação e inferenciais.

Fontes teóricas principais: Psicologia do Trabalho, Saúde Ocupacional/Trabalhador, Psicometria, Ergonomia, Psicologia do Trânsito/Tráfego; Psicologia do Esporte, Psicologia Jurídica, Psicologia Polar/Militar.

Linha 3: Avaliação de processos de aprendizagem e de intervenção profissional

O objetivo desta linha de pesquisa é buscar evidências de eficiência, eficácia e efetividade de programas de intervenção profissional e de processos de aprendizagem.

Métodos de avaliação e delineamentos descritivos, analíticos, observacionais e experimentais

Fontes teóricas principais: Psicologia Cognitiva, Análise do Comportamento, Programação de Ensino e Psicometria.