05/04/2020 21:11

Lançada a “Cartilha de Saúde” para o momento de distanciamento social exigido pela pandemia do coronavírus – (COVID-19). Esse material tem como objetivo, com base na teoria do comportamento seguro, informar sobre o autocuidado, sobre o reporte (dos os impactos psicológicos mais prevalentes e que necessitam de prevenção ou intervenções em situações de emergências como essa e em ambientes ICE – Isolados, Confinados e Extremos – e dos sintomas da COVID-19), também, sobre o cumprimento de regras, que nesse caso se concentram nas orientações de biossegurança. O material foi produzido compilando recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS) do Brasil e de estudos nacionais e internacionais sobre ambientes ICE e situações de epidemias. A cartilha do grupo PolarSapiens para expedicionários antárticos serviu de base para esse documento, do Laboratório Fator Humano, coordenado pelo prof. Roberto Moraes Cruz, projeto de doutorado de Paola Barros Delben em colaboação com estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da Psicologia. O projeto PolarSapiens, que foi adaptado para o contexto atual, visando contribuir com a experiência de 7 anos de pesquisa, é apoiado pela Secretaria de Inovação (SINOVA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Como citar?: Laboratório Fator Humano (2020). Cartilha de saúde na pandemia do coronavírus: impactos psicológicos e comportamento seguro. Florianópolis: UFSC. Trabalho gráfico: Paola Barros Delben

Link para acessar o material.