Evento em Ushuaia – HASSEG e cartilha de orientações a expedicionários antárticos

24/05/2019 18:42

A pesquisadora Paola Barros Delben, seis vezes na Antártica, doutoranda do projeto Fatores Humanos em Regiões Polares (aprovado pelo CNPq), coordenado pelo prof. Dr. Roberto Moraes Cruz, participou do evento internacional HASSEG-2019, promovido pelo SCAR (órgão que fiscaliza as pesquisas científicas na Antártica) e que reuniu pesquisadores antarticos de todo o mundo nas áreas de ciências humanas e sociais em Ushuaia, Argentina, em Abril de 2019.

O trabalho apresentado, entitulado “Fatores protetivos ao risco de assédio no trabalho de expedicionários antárticos” (Protective factors to the risk of harassment in the work of antarctic expeditionaries – Abstract) foi elaborado com a participação de Antônio Brum, Aline de Freitas, Pedro Carlotto, Paulo Munhoz e do Contra Almirante Sergio Guida, secretário da CIRM (Marinha do Brasil), que representa o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e desde 1983 apoiando pesquisas no continente gelado austral. O trabalho objetiva desenvolver protocolos de gestão de risco e do comportamento seguro, visando a redução de acidentes e adoecimentos no contexto.

Deste trabalho um artigo, escrito com a colaboração de Agnieszka Skorupa (Polônia) e Raquel Costa foi desenvolvido, ainda uma cartilha de orientações ao enfrentamento de efeitos da exposição ao contexto antártico, fruto da dissertação de Barros-Delben e em colaboração com membros do grupo de pesquisa e colaboradores externos: Sarah Klokner, Karen Trevisan, Raquel Costa, André Gomes, Eduarda Cardoso, Caroliny Silva, Daniela Ariño, Pedro Carlotto, Andrey Ramos, Patrícia Dalagasperina, Gabriel Cardoso, Aline Freitas, Joana Lorandi, Antônio Brum, Mariana Teixeira, Suzana da Rosa Tolfo

A cartilha pode ser conferida nesse link.