Pesquisa na Antártica: Visitas ao SSPM, navio Ary Rongel e ESANTAR (Marinha) e Base da Força Aérea Brasileira (FAB)

21/09/2018 16:55
Representando o laboratório Fator Humano, a pesquisadora Paola Barros Delben, que coordena com o prof. Dr. Roberto Moraes Cruz o projeto “Comportamento Seguro em Expedicionários polares”, atualmente apoiado pelo edital Universal do CNPq, visitou os locais relacionados ao Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR, no Rio de Janeiro (RJ), ao lado da também pesquisadora Vanda Biavati.
A atividade visou compreender aspectos logísticos do PROANTAR, apresentar o projeto e estabelecer parcerias.
No dia 17 de setembro as pesquisadoras foram recebidas no Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM), 1º Distrito Naval, pelo cmdt. Perez, a cmdt. Anna Laura e a cmdt. Camila. No dia 18, o diretor do SSPM, cmdt. Canela, também recepcionou as pesquisadoras. O SSPM participa de etapas importantes da seleção e preparação de expedicionários da Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz (EACF).
No dia 18 de Setembro a visita foi à Estação de Apoio Antártico (ESANTAR-RIO), representada pela cmdt. Haynnee e por membros do atual Grupo-Base (GB) de guarnição anual da EACF. Neste mesmo dia foi feita uma visita ao navio Ary Rongel, ancorado no Arsenal de Marinha, no 1º Distrito Naval, realizando as inspeções finais e o abastecimento para o início da Missão XXXVII na Antártica. As pesquisadoras foram recebidas pelo Chefe de Operações, o cmdt. Bambace e pelo comandante do Navio, o capitão-de-mar-e-guerra Antonio Braz, que contaram sobre as operações especiais no continente gelado e a importante contribuição deste navio de apoio logístico à EACF. Além do Ary Rongel, o navio Maximiano, também da Marinha do Brasil, presta apoio às missões na Antártica com suporte especialmente às pesquisas científicas.
Finalmente, em 19 de setembro, as pesquisadoras estiveram na Base da Força Aérea Brasileira, conversando com cmdt. Cláudio, a frente do 1º/1º esquadrão, que com o avião Hércules C-130, apelidado “gordo”, realiza o apoio ao PROANTAR com voos de verão e de inverno, inclusive com as pioneiras operações de lançamento de carga para a EACF

      

Em nome de todos do projeto àqueles que dispensaram seu tempo e atenção de forma tão gentil às pesquisadoras, nossos agradecimentos.