III Congresso Catarinense Psicologia Ciência e Profissão 2018 – Mesas redondas

02/09/2018 14:16

Entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro aconteceu o III Congresso Catarinense Psicologia Ciência e Profissão, em Florianópolis, no Hotel Canto da Ilha. No evento, o Laboratório Fator Humano, coordenado pelo prof. Dr. Roberto Moraes Cruz, participou em duas mesas redondas.

 

No dia 01 de Setembro, sábado, a mesa redonda “Psicologia aplicada à Saúde e Segurança do Trabalho”. O professor Roberto Cruz apresentou um encadeamento das falas que seguiriam, remontando o início da Psicologia da Segurança e Saúde no Trabalho e os impactos das contribuições científicas para a sociedade. O mestrando Pedro A. C. Carlotto discorreu sobre os riscos psicossociais e a definição de conceitos, resultado de sua pesquisa. A também mestranda Karen Rayany Rodio introduziu as definições de termos “Carga de trabalho”, com ênfase na carga mental. A mestre em psicologia Paola Barros Delben apresentou a pesquisa sobre Comportamento seguro na Antártica e a avaliação psicossocial em contextos Isolados, confinados e Extremos, demonstrando como as especificidades de um local de trabalho podem fornecer informações para trabalhos interdisciplares de mapeamento de riscos e fatores de risco no trabalho, dentre eles a carga mental.

 

 

No dia 02 de Setembro, domingo, a mesa redonda “Avaliações de Fatores de Risco Psicossociais no Trabalho” contou com a presença do Professor Roberto Cruz que explanou as diferenças entre risco e fatores de risco. Os instrumentos utilizados em avaliações psicossociais no trabalho foram discutidos pelo mestrando Pedro A. C. Carlotto. A pós doutoranda Patrícia Dalagasperina associou os riscos ocupacionais ao Estresse Traumático Secundário em diferentes profissões e a psicóloga Sara Gisele Martins Klokner, apresentou os instrumentos utilizados para avaliação psicossocial no contexto brasileiro.

 

O laboratório tem participado de consultorias e trabalhos de elaboração de protocolos e instrumentos de avaliação psicossocial no trabalho em diversos contextos.