Missão XXXV na Antártica: Laboratório Fator humano

30/01/2017 18:38

Os estudantes de mestrado Paola Barros Delben e Gustavo Klauberg Pereira, do laboratório Fator Humano, concluíram em 23 de novembro de 2016 a primeira parte da pesquisa “Saúde e trabalho de expedicionários no Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR): Mapeamento e controle de riscos e estressores” na Antártica, permanecendo o mês de novembro nos Módulos Antárticos Emergenciais (MAE), em substituição à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), destruída num incêndio em 2012.

04.1 06.13 08.01 08.09
Fotos: Paola Barros Delben

O trabalho de mestrado de Barros-Delben busca avaliar os fatores de riscos envolvidos no trabalho de expedicionários militares do PROANTAR e dá continuidade a proposta levada pela mestranda, ainda na graduação, em 2013. A Secretaria Interministerial Para os Recursos do Mar (SECIRM), que coordena o PROANTAR, demonstrou interesse no projeto pioneiro, supervisionado pelo prof. Dr. Roberto Moraes Cruz, e em Brasília, junto também do estudante de graduação Lucas Sousa Sombrio, firmaram um acordo para a iniciativa inédita na América latina, de atenção ao fator humano envolvido anualmente nas missões.

Como resultados da experiência de 2016, com base em observações, entrevistas e questionários, o grupo de Pesquisa em Psicologia Polar e da Segurança (https://www.facebook.com/psipolaredaseguranca/) visa analisar os principais fatores que impactam na saúde e no desempenho das atividades de militares na Antártica, fornecendo informações importantes ao PROANTAR que reduzam a probabilidade de acidentes e de adoecimentos.

A troca do grupo-base, que permanece um ano na Estação, foi acompanhada pela dupla, assim como o treinamento de combate a incêndio, a travessia à base polonesa, a simulação de recebimento de cargas e os trabalhos iniciais de reconstrução da Estação, que serão realizados por uma empresa chinesa. Chegaram e partiram com o avião Hércules C-130, da Força Aérea Brasileira, que presta apoio às operações e passaram uma noite embarcados no navio Maximiano, H-41.

06.31 09.08

Foto: Gustavo Klauberg Pereira                                           Foto: Paola Barros Delben

 

09.10 11.00

 

Fotos: Paola Barros Delben