Participação em missão à Antártica

03/11/2017 20:23

A pesquisadora Paola Barros Delben participa de mais uma expedição à Antártica pelo Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), coordenado pela Marinha do Brasil, MCTIC e MMA, com o apoio dos voos da Força Aérea Brasileira. É a quinta viagem de Barros-Delben, que desenvolveu o projeto ainda na graduação e em ocasiões anteriores foi acompanhada de colaboradores auxiliares.

O pouso do avião Hércules C-130, partindo da cidade de Punta Arenas, no Chile, ocorreu na tarde do dia 02 de Novembro, na pista da base chilena Presidente Frei, na Antártica.

(Fotos: Paola Barros Delben)

Depois um percurso de 4 horas pelo navio Ary Rongel à região onde estão os Módulos Antárticos Emergenciais (MAEs), enquanto ocorrem as obras de reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na bahía do Almirantado.

(Fotos: Paola Barros Delben)

No mês de novembro, Paola coletará dados para o projeto pioneiro de Psicologia no ambiente Isolado, Confinado e Extremo (ICE), seu mestrado “Comportamento seguro em expedicionários militares do PROANTAR”, sob orientação do prof. Dr. Roberto Moraes Cruz. O projeto visa a redução da probabilidade de acidentes e adoecimentos no contexto.

(Foto: Klausen)