Psicologia UFSC na Escola de Aprendizes de Marinheiros de Santa Catarina

06/06/2019 19:06

Membros do laboratório Fator Humano, do grupo de pesquisa com seres humanos em regiões polares, ambos coordenados pelo prof. Dr. Roberto Moraes Cruz, proferiram a palestra “Saúde e Segurança no Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR)” no dia 05 de Junho de 2019.

As psicólogas e mestrandas Karen Rayany Ródio Trevisan e Raquel Vieira Costa de Carvalho, apresentaram seus temas de pesquisa sobre cuidados à saúde, não restritos ao ambiente polar, respectivamente sobre carga de trabalho, com ênfase para a carga mental, e o consumo alimentar, destacando aspectos também do consumo de álcool. A psicóloga e doutoranda Paola Barros Delben, introduziu o tema sobre a participação em missões à Antártica, contando suas seis experiências de campo no continente gelado, desde a elaboração do projeto em co-autoria com o prof. Roberto Cruz, de 2014 a 2018.

Os Aprendizes de Marinheiros contribuiram com a palestra, expondo suas próprias experiências, dúvidas e perspectivas de atuação, além de colaborarem com o estudo dos estudantes do curso de psicologia da Disciplina de Prática e Pesquisa Orientada (PPO-IV), André Luiz Gomes, Eduarda Vieira Cardoso, Caroliny Duarte da Silva e Gabriela Guaresi.

A oportunidade foi mediada pela psicóloga Ten. Júlia kligerman e pelo Comandante da EASC William dos Santos Madela, Capitão de Fragata.

Os estudantes e pesquisadores da UFSC registram seu sincero agradecimento pelo momento de trocas nessa importante Instituição Militar, em nome do Prof. Dr. Roberto Cruz.