Programa de Esquizofrenia da UNIFESP – III Preceptoria PROESQ

25/09/2017 13:49
Dias 22 e 23 de setembro de 2017, Luciana Amorim, mestranda do PPGP e pesquisadora do Laboratório Fator Humano esteve em São Paulo para conhecer o Programa de Esquizofrenia da UNIFESP e participar da III Preceptoria PROESQ.
O PROPESQ atende ambulatorialmente pacientes com esquizofrenia há mais de 20 anos e é referência nacional de modelo de atenção multidisciplinar.
Além de conhecer o PROPESQ, ela participou I Simpósio Latino Americano sobre Prevenção em Psiquiatria: Foco na Esquizofrenia/III Simpósio do Programa de Esquizofrenia da UNIFESP (PROESQ).
O evento contou com mesas de debates e conferências com renomados profissionais brasileiros e convidados internacionais, entre eles a Dra. Lucia Valmaggia (presidente eleita do IEPA – King’s College, London), o Dr. Nicolas Crossley (Universidad Catolica do Chile) e o Dr. Quirino Cordeiro (Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – Ministério da Saúde).
Os simpósios abordaram a temática da prevenção em psiquiatria sob uma perspectiva inovadora, que visa promover a saúde mental e evitar o desenvolvimento de transtornos mentais.
Os debates reforçaram que, mais do que buscar a redução de sintomas, existe atualmente a percepção da necessidade da avaliação da funcionalidade nos pacientes com o transtorno, o objeto de estudo da pesquisadora.