Curso de Verão em Pesquisa Polar com Seres Humanos: Ártico e Antártica

23/02/2019 11:50

O “I Curso de Verão em Pesquisa Polar com Seres Humanos: Ártico e Antártica” aconteceu de 18 a 22 de fevereiro de 2019. Em um modelo de imersão, como é o campo em destaque, as apresentações elaboradas pela organização, por convidados e participantes aconteceram das 08 às 18 horas durante uma semana intensa de diálogos e aprendizados. O curso foi inaugurado com a fala do prof. Dr. Roberto Moraes Cruz, por videoconferência, diretamente de Portugal, onde realiza seu pós-doc.

Tivemos a grata presença do prof. Paulo Munhoz (Diretor da Estação de Apoio Antártico – ESANTAR-FURG), que veio à Floripa trazendo informações importantes sobre aspectos logísticos que permitem a viabilidade de pesquisas pelo Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e sua frase marcante “Somos todos PROANTAR”. Cordialmente, por vídeoconferência o contra-Almirante Sérgio Gago Guida, secretário da Comissão Interministerial para recursos do Mar – CIRM – aceitou o convite para ministrar sobre a SECIRM e o PROANTAR, explicitando a importância da divulgação das ações do país no continente gelado, o impacto científico e geopolítico de investimentos abaixo do paralelo 60º. O advogado, graduando e pós-graduando em Biologia, Antônio de Brum (UNISSINOS), também esteve na UFSC para discorrer sobre o Sistema Normativo da Antártica, aspectos jurídicos e casos envolvendo suspeitas de crimes ao longo da experiência humana na região. Ainda, por videoconferência, a participação especial da profa. Dra. Agnieszka Skorupa, da Universidade de Katowice, na Polônia, compartilhando sua experiência em uma estação ártica, de Horsnun e aspectos práticos de fazer pesquisa em um campo tão complexo. A dra. e pós-Doc Mariana Lopez-Teixeira, autora do livro Respirar, gentilmente cedeu seu tempo para uma aula sobre sistema nervoso autônomo, meditação e a importância de pesquisas experimentais em campos ICE – Isolados, Confinados e Extremos. Finalmente, a apresentação da doutora Daniela Silvestre (Médica, diretora da Associação de Medicina de Expedições em Áreas Remotas) que veio de SP como participante do curso e aceitou o convite para dividir com os presentes suas experiências na Antártica, no Everest, na Amazônia e no monte Roraima.

Os organizadores e voluntários realizaram um trabalho diário para oferecer o melhor conteúdo e também aprender, considerando a perspectiva de que estudantes não são passivos, ativos no processo de ensino-aprendizagem e que também agregam muito com suas experiências e propostas. Oriundos da psicologia, farmácia, biologia, enfermagem, medicina e engenharia de produção, são eles:  Caroliny Duarte da Silva, Daniela Silvestre, Sarah Gisele Martins Klokner, Maria Laura Silveira dos Santos, Stefany Lunkes, Luiza Lese Pereira, Vinícius Pais e Oliveira, Victória Oldemburgo de Mello, Cyntia Nunes, Karen Rayany Ródio, Joana Milan Lorandi, Lívia Silva Lima, Laura Muneron Busatto e Augusto Neubauer. Ao longo do curso desenvolveram propostas de projetos de pesquisa polar com seres humanos de relevância científica e social, além de considerações sobre a viabilização para sua execução, que serão reunidos em um relatório para o SCAR – Órgão que fizcaliza as pesquisas na Antártica, e também para o PROANTAR, como produto deste evento.

Os membros da organização, incluindo participantes e voluntários, Gabriel Cardoso, Andrey Oliveira, Aline de Freitas, Bruna Caetano, Karen Trevisan, Cyntia Nunes, Daniella Ornellas Ariño, William de Jesus, Pedro Carlotto, Patrícia Dalagasperina e os queridos Eduarda Cardoso e André Luis Gomes, que estiveram presentes todos os dias. O evento contou com o patrocínio da Empresa Guardian Data World, empresa de recuperação de dados, que forneceu o coffee break, produzido por Maria S. Barros.

Em nome dos coordenadores, prof. Dr. Hélder Lima Gusso e prof. Dr. Roberto Moraes Cruz, a doutoranda Paola Barros Delben, que lidera o grupo de pesquisas interdisciplinar e internacional da UFSC, agradece a todos pela participação e colaboração!

Mais informações no facebook do laboratório  da página do projeto do instagram!