Pesquisa sobre Fatores Humanos na Antártica – 2018

09/12/2018 13:44

O projeto “Fatores Humanos em Ambientes Polares”, proposta aprovada pelo CNPq que iniciou como um projeto de Iniciação Científica e tornou-se trabalho de mestrado e agora de doutorado da psicóloga Paola Barros Delben, coordenadora em campo, sob orientação e coordenação geral do prof. Roberto Moraes Cruz, participou de mais uma expedição na Antártica, pelo Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR – coletando dados que contribuem para estudos de redução de riscos de acidentes e adoecimentos no contexto.
A 37º Operantar foi a sexta viagem de Paola e a primeira da pesquisadora associada ao laboratório Fator Humano, Vanda Biavati. Na oportunidade embarcada no navio Ary Rongel, desde Rio Grande, passando por Punta Arenas e Baía do Almirantado, onde se localiza a Estação Antártica Comandante Ferraz – em reconstrução – foram mapeados riscos ergonômicos e propostas soluções de minimização dos impactos negativos relacionados à exposição ao ambiente ICE – Isolado, Confinado e Extremo. O projeto que se internacionalizou e conta com o apoio de Instituições da Polônia e Portugal, além das nacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e da Marinha, representada pelo Serviço de Seleção de Pessoal – SSPM.
Durante quase um mês foram coletados dados importantes para o projeto pioneiro de pesquisa básica e aplicada e de relevância constatada também econômicamente, com contribuições interdisciplinares, formando um grupo de estudantes e pesquisadores da psicologia, administração, direito, química, engenharia mecânica e fisiologia.

Agradecimentos especiais ao cmdt. Delduque e Kristoschek por seus trabalhos em âmbito logístico, ao comandante do navio Ary Rongel, Antônio Braz e o imediato Vasques, ao coordenador embarcado da SECIRM – Secretaria Interministerial para Recursos do Mar, o cmdt. Galdino e seu assistente Zucolotto, a toda a tripulação do navio “Gigante Vermelho”, destacamento aéreo embarcado – DAE, mergulhadores e destacados do Arsenal, com especial respeito ao sr. Sérgio. Também à tripulação do navio Maximiano, destacados o cmdt. Heine e a cmdt. Haynnee, que receberam as pesquisadoras para apresentação do projeto expressando, aos chefes dos Grupos-Base cmdt. Marcelo e cmdt. Luíz Filho e a todos do grupo que se despediu após um ano de guarnição e ao que inicia uma missão no continente gelado, ao prof. Paulo Munhoz, representando a incrível equipe da ESANTAR-Rio Grande e à tripulação do 1º/1º esquadrão da FAB, ao sub-oficial Peixoto e ao contra-almirante Guida, idealizador e co-autor de um dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto.