Defesa de mestrado – Gustavo Klauberg Pereira

09/08/2017 12:07

Aconteceu no dia 31/07 a defesa de mestrado de Gustavo Klauberg Pereira, com o trabalho “Perfil epidemiológico e sócio-ocupacional de policiais militares e bombeiros militares de Santa Catarina afastados do trabalho para tratamento de saúde”. O estudo foi orientado pelo prof. Dr. Roberto Moraes Cruz e compuseram a banca a profa. Suzana da Rosa Tolfo, do PPGP-UFSC, e o prof. Dr. Jamir João Sardá Jr., membro externo da UNISUL.

 

 

Qualificação de doutorado – Fabíola Polo

07/08/2017 18:28

No dia 07 de Agosto, segunda-feira, foi qualificado o projeto de doutorado “Associação entre transtornos mentais e distúrbios musculoesqueléticos em servidores públicos do Estado de Santa Catarina, afastados do trabalho para tratamento de saúde” de Fabíola Polo, sob orientação do prof. Dr. Roberto Moraes Cruz. Compuseram a banca o prof. Dr. Cruz, o prof. Dr. Ricielli Endrigo Ruppel da Rocha (UNIARP), o prof. Dr. Fabrício Augusto Menegon (MPSM – UFSC) e a profa. Dra Valéria de Bettio Mattos (DPSI – UFSC).

Reunião geral do laboratório Fator Humano – UFSC

07/08/2017 13:38

No dia 01 de Agosto aconteceu a reunião geral do laboratório Fator Humano, no NUTE-UFSC. A ocasião foi importante para apresentar os trabalhos realizados, novos ingressantes e interessados em integrar os grupos/linhas de pesquisa.

Um levantamento geral da produção e perspectivas também foi apresentado.

Qualificação de doutorado: Aline Battisti Archer

29/07/2017 17:23

No dia 28 de Julho, sexta-feira, ocorreu a qualificação da tese da doutoranda Aline Battisti Archer. Ela apresentou o trabalho “Efetividade de um programa de ensino para desenvolver comportamentos profissionais”, sob orientação do prof. Dr. Roberto Moraes Cruz. Compuseram a banca o prof. Dr. Hélder Lima Gusso e o prof. Dr. Gabriel Gomes de Luca. Esteve presente também o pesquisador Dr. Geovane Testa Corrêa.

Oficina “Artigo científico” em UNIFEBE – Brusque

15/07/2017 11:44

Membros do laboratório Fator Humano, a doutoranda Aline Battisti Archer e a mestranda Paola Barros Delben, ministraram a oficina “Artigo científico – Sistematização do conhecimento” na formação continuada 2017.2 a professores do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) em 14 de Julho de 2017.

O convite fora realizado pelas professoras Marcilene Popper Gomes e Jeisa Benevenuti, que também integra o laboratório na UFSC.

Simpósio no ISSP 2017 – Sevilla, Espanha

15/07/2017 11:41

A participação do laboratório Fator Humano no no ISSP 14th World Congress (Congresso mundial de Psicologia do Esporte e do Exercício da ISSP – International Society of Sport Psychology – 10 a 14 de Julho) em Sevilla, na Espanha, encerrou com a apresentação de mais um simpósio, com a profa. Dra. Andréa Pesca e a doutoranda Gabriela Frischknecht. Os trabalhos compreendem uma parceria entre o Laboratório de Psicologia do Desporto e do Pedagogia do Desporto, da Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana (FMH), coordenado pelos professores Sidónio Serpa e Antônio Rosado, respectivamente

A profa. Dra. Andréa falou sobre sua pesquisa de Pós-Doutorado e a doutoranda Gabriela apresentou seu projeto, em co-autoria com o prof. Dr. Carlos Nunes e o prof. Dr. Roberto Cruz, em sua pesquisa sanduiche. Ambas em parceria com a FMH.

Simposium 10.11. Education Faculty. Emerging methodological approaches in sport and exercice psychology research.

Chair: António Fernando Rosado (Faculdade de Motricidade Humana).
1. Development of a self-efficacy scale for athletes of colletive sports. Andréa Duarte Pesca (Faculdade Cesusc), Sidónio Serpa (Faculdade Motricidade Humana), António Fernando Rosado (Faculdade de Motricidade Humana), Roberto Cruz (Universidade Federal de Santa Catarina).
3. Sources of sport-confidence questionnaire to brazilian athletes: Transcultural adaptation and preliminar evidences of semantic validity. Gabriela Frischknecht (Universidade Federal de Santa Catarina), Andréa Duarte Pesca (Faculdade Avantis), Roberto Cruz, Carlos Nunes, António Fernando Rosado (Universidade Federal de Santa Catarina), Sidónio Serpa (Faculdade de Motricidade Humana).

Qualificação de doutorado de André Luiz Thieme

13/07/2017 10:56

O doutorando André Luiz Thieme qualificou seu projeto de doutorado “Comportamento seguro am ambientes confinados, isolados e extremos”, sob orientação do prof. Dr. Roberto Moraes Cruz, no dia 13/07 de 2017. Participaram como membros da Banca: Marcos Tedeschi; Andrea Steil; Hélder Lima Gusso.

Congresso Mundial de Psicologia do Esporte e do Exercício da ISSP – Sevilla – Espanha

13/07/2017 10:53

A profa. Dr. Andreia Pesca e a doutoranda Gabriela Frischknecht representaram o laboratório Fator Humano no ISSP 14th World Congress (Congresso mundial de Psicologia do Esporte e do Exercício da ISSP – International Society of Sport Psychology – 10 a 14 de Julho) em Sevilla, na Espanha. O trabalho “Examining correlates of the physical activity and leisure motivation scale”, parte de um projeto mundial coordenado pelo prof. Tony Morris, da Austrália.

 

Trabalho apresentado: Factor analysis of the physical activity and leisure motivation scale – adapted PALMS to brazilian context. Autores: Andréa Duarte Pesca, Juliana Frainer , Roberto Moraes Cruz, Sidônio Serpa, Antônio Rosado e Tony Morris. O trabalho apresentado foi resultado da dissertação de mestrado de Juliana Frainer, “Motivos de adesão à práticas de atividades físicas e esportivas no Brasil”, defendido em 2017.

Experiência na Antártica: palestra às turmas de Segurança do Trabalho da Escola Técnica Geração

18/06/2017 14:25

A convite do prof. Pedro Augusto Crocce Carlotto, mestrando do programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e membro do laboratório Fator Humano, a psicóloga Paola Barros Delben, apresentou uma palestra sobre suas experiências de pesquisa na Antártica.

Seu projeto de mestrado entitulado “FATORES RELACIONADOS AO COMPORTAMENTO SEGURO NO TRABALHO EM EXPEDICIONÁRIOS MILITARES DO PROGRAMA ANTÁRTICO BRASILEIRO (PROANTAR)”, consiste na definição do construto e da elaboração de um modelo de comportamento seguro voltado para o PROANTAR, bem como outros programas antárticos/árticos, com vistas a evitar acidentes e adoecimentos no contexto. Sua proposta para o doutorado é dar continuidade à proposta pioneira, desenvolvendo um protocolo de atenção à saúde e segurança dos expedicionários, que desperta o interesse de outros países.

Vivência na Antártica é tema de palestra para as turmas de Segurança do Trabalho

Trabalhos em evento realizado no Hospital Universitário – UFSC

10/06/2017 10:56

Dois trabalhos de membros do laboratório Fator Humano, foram apresentados no IV Congresso Sul Brasileiro de Cognição, a II Jornada Catarinense de Neuropsicologia e o II Simpósio de Neurociencia do Sono, no Hospital Universitário – Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis / Santa Catarina), dias 7, 8 e 9/ junho/ 2017.

Trabalho 1: Avaliação de Funcionalidade e cognição em esquizofrenia
Autores: Luciana Amorim, Roberto Moraes Cruz, Priscila P. Nunes e Paula Z. Oliveira

Trabalho 2: Repercussões do ciclo Trabalho-Descanso na atenção concentrada em tripulantes de missões aéreas à Antártica. Autores: Paola Barros Delben, André Luiz Thieme e Roberto Moraes Cruz

  • Página 1 de 3
  • 1
  • 2
  • 3