Live – Rafaela Luiza Trevisan e ENA

30/04/2020 10:22

Muito tem se falado sobre saúde mental e trabalho, na quarentena.  O que a ciência psicológica nos fala sobre isso? Em parceria com a Fundação ENA, a doutoranda Rafaela Luiza Trevisan tratará desse tema amanhã, 30/04, às 15h, pelo Instagram @rafatrevisanpsicologa. Todos estão convidados!

 

Sáude do servidor público – OAB/SC

14/02/2020 15:03

A doutoranda e psicóloga perita da Secretaria de Estado da Administração,  Rafaela Luiza Trevisan,  participou de Evento sobre “Saúde do servidor público”, organizado pela Comissão de Direitos do Servidor Público da OAB/SC. Ela tratou sobre sua pesquisas na área de epidemiologia dos transtornos mentais e avaliação psicológica extrajudicial no contexto do trabalho.

CRP SC – Nova gestão

06/10/2019 12:21

A nova equipe de gestão do CRP-SC tomou posse no dia 26 de Setembro de 2019 na cidade de Florianópolis. Dentre os homenageados o prof. Dr. Roberto Moraes Cruz por suas contribuições para a ciência e profissão do psicólogo.

SC EXPO DEFENSE

06/10/2019 12:16

Entre os dias 27 e 29 de Setembro aconteceu a SC EXPO DEFENSE, na base aérea de Florianópolis. O evento reuniu representantes das Forças Armadas, da Indústria e Universidade, com a palestra de abertura do Ministro da Defesa, o General do Exército Fernando Azevedo e Silva. Dentre os convidados da UFSC os membros do grupo de pesquisa com seres humanos em regiões polares PolarSapiens, os estudantes de Psicologia André Luis Gomes, Caroliny Duarte e Eduarda Cardoso, liderado pela doutoranda Paola Barros Delben do laboratório Fator Humano, coordenado pelo prof. Dr. Roberto Moraes Cruz. O laboratório está localizado no departamento de psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e foi apresentado o trabalho de Gestão de Riscos e do Comportamento Seguro desenvolvido para missões especiais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira.

 

Nesse mesmo evento foi lançada oficialmente o financiamento coletivo do projeto PolarSapiens, visando a continuidade das pesquisas e auxílio aos mais de 20 membros voluntários dos estudos ao longo dos próximos anos.

Para contribuir (a partir de 25 reais), ou divulgar, basta acessar o link:

http://vaka.me/732992

 

 

Psicologia UFSC e IPA – 9º voo de inverno do PROANTAR

31/08/2019 16:11

A Marinha do Brasil Coordena o Programa Antártico Brasileiro em ações horizontais com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC). Para alcançar o continente gelado são deslocados dois navios e aeronaves Hércules C-130 da FAB. O trabalho de pesquisa desenvolvido desde 2014 em psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é pioneiro no Brasil e no mundo e foca especialmente nas pessoas que tornam a estadia humana na Antártica possível para a realização de inúmeras pesquisas de relevância ímpar, atualmente em parceria com o Insituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA).

Fotos: Comandantes Pedra e França, Tenente Bianca Rovella, doutoranda Paola Barros Delben e prof. Dr. Roberto Moraes Cruz.

Nos meses de inverno o mar ao redor da estação congela, impedindo a aproximação de embarcações. Logo, para levar víveres aos militares que permanecem 1 ano na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) durante os meses de maior isolamento (abril a outubro) são realizados os voos de inverno. Requerindo máxima expertise, a tripulação da FAB, composta por 4 pilotos, navegador, comunicação, taifeiro e loodmasters (mestres de carga), sai do Brasil rumo à Punta Arenas (uma das cidades mais próximas da península austral) carregando convidados que irão disseminar as informações obtidas em suas experiências e também carga para abastecimento da EACF.

 

Arte gráfica: Paola Barros Delben

A carga é preparada por profissionais de ambas as Forças Armadas, ainda no Rio de Janeiro, levando de mantimentos a itens chamados de “afeto”, cartas, desenhos e presentes de entes queridos dos expedicionários em missão anual, oferecendo não apenas maior conforto, como recursos que promovem a saúde e a segurança de homens e mulheres que trabalham em prol do Brasil. Um dos militares mencionou com emoção a satisfação que é levar a carga para seus colegas e a alegria daqueles que recebem, por exemplo, ovos. Dos 300 lançados de paraquedas apenas alguns quebram. É importante ressaltar que, em virtude dos incêndios na Amazônia, o governo convocou as aeronaves para o combate a incêndio, uma das atividades do 1º/1º esquadrão, exigindo uma reconfiguração da aeronave para ajustar aos tanques de água.

O voo com os convidados permite que tenham a noção ampla das atividades das forças militares e das pesquisas relacionadas, que tanto dependem de recursos financeiros para sua continuidade. Os convidados têm o privilégio de conhecer de perto todas as ações, mas também a responsabilidade de passar adiante sua experiência, fazendo com que mais e mais pessoas tomem ciência do que e de como é feito o trabalho na Antártica. O pouso com os passageiros é na pista de neve com pouco menos de 1.300 metros e geralmente com ventos fortes.

Em 2013 apresentei uma proposta ao então secretário da CIRM, almirante Silva Rodrigues, para uma pesquisa que oferecesse atenção à saúde e segurança dos militares. Não imaginei que 6 anos depois o projeto cresceria dessa forma, comportando hoje um grupo com mais de 20 integrantes, de inúmeras áreas, como medicina, direito, engenharias, e é claro, psicologia. Produziu relatórios de PIBIC, cartilhas, apresentações em eventos nacionais e internacionais, artigos científicos publicados em grandes meios e em informes especializados na produção polar, um capítulo de livro, uma dissertação de mestrado, parcerias com países com o Portugal e Polônia, foi aprovado em editais do CNPq, sob a coordenação do prof. Roberto Moraes Cruz, também orientador de doutorado em curso e líder do laboratório fator humano, e recentemente a cooperação entre Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), dirigido pelo coronel Pedra e representado na missão pela tenente psicóloga Bianca Rovella, alguém de competência admirável, graças a mediação do Ten. Marcel Quintela. Além disso, o projeto atendeu a demandas específicas da Marinha do Brasil, trabalhando em co-autoria com o atual secretário, o contra Almirante Sergio Gago Guida, a quem devemos respeito e gratidão por sua administração. Para o final do ano está previsto o lançamento da obra “Fator Humano em Ambientes Polares”, com inúmeros convidados, a exemplo do prof. Paulo Munhoz, diretor da Esantar Rio Grande e o prefácio escrito pelo prof. Jefferson Simões, referência em climatologia mundial.

A prevenção é a melhor forma de evitar danos e prejuízos, além de preservar o principal recurso de qualquer ação: o humano. Partimos do pressuposto de que não é uma questão de “SE”, mas de “QUANDO” novos acidentes e adoecimentos graves poderão ocorrer, como o incêndio que destruiu a EACF em 2012, causando prejuízos de mais de 350 milhões aos cofres publicos e duas mortes, de valor incomensurável. Essa pesquisa tem repercussões sociais, científicas e econômicas, no que tange a um modelo inédito desenvolvido para o controle de riscos no contexto, e tantas outras pesquisas na Antártica geralmente são executadas por paixão dos pesquisadores, que não raramente devem tirar do bolso para cobrir os gastos relacionados. Para a continuidade do projeto buscamos inúmeras formas de financimento e trabalhos paralelos, sem esquecer jamais de mencionar a colaboração dos participantes, que ano após ano fazem com que a admiração e o respeito por seus trabalhos militares de apoio à ciência e ao meio ambiente só aumente. São pessoas que ficam longe de casa por meses, que falam com seus filhos e companheiros por meios virtuais, trabalham até altas horas sob intempéries, levantam cedo, geralmente antes do Sol nascer, e persistem até cumprir a missão, mesmo que não tenham à sua disposição todos os recursos também, assim como os pesquisadores.

Citando o coordenador do voo, cmdt. Kristoschek e o comandante da tripulação do 1º/1º esquadrão, major Nicolazzi, nossa gratidão por mais essa operação bem sucedida, graças aos esforços individuais e coletivos de brasileiros fantásticos e pela oportunidade e receptividade para levar a psicologia até o último continente do planeta, realizando entrevistas, observações e aplicando testes.

 

Comissão de coordenação do vôo e convidados, tripulação da FAB, convidados e psicólogos da pesquisa, psicólogas e a capitã Joyce, única mulher a pilotar um avião Hércules na Antártica em aeroporto de Pelotas.

Por Paola Barros Delben.

CIAPOT –

21/08/2019 14:32

De 28 a 30 de agosto acontecerá em Montevideo, Uruguai, o 6º CIAPOT – Congresso Iberoamericano de Psicologia das Organizações e do Trabalho. O Laboratório Fator Humano participará deste evento por meio da apresentação de dois trabalhos, em mesas redondas do congresso. São eles:  1) Licença para Tratamento de Saúde por Transtornos Mentais em Servidores Públicos da Educação; e 2) Evidências Preliminares de Validade e Precisão de um Instrumento de Avaliação de Riscos Psicossociais e Ocupacionais. Estes trabalhos são decorrentes da pesquisa de doutorado (em curso) de Rafaela Luiza Trevisan, e da pesquisa de mestrado do Me. Pedro Augusto Crocce Carlotto, respectivamente, sob orientação do professor Dr.Roberto Moraes Cruz.

 

Revista dos alunos de graduação do curso de Psicologia da UFSC

09/07/2019 21:24

Os alunos do curso de Psicologia, André Luiz Gomes, Caroliny Duarte da Silva e Eduarda Vieira Cardoso desenvolveram uma revista a disciplina de Processos Psicológicos da Adolescência e Juventude, 4º fase. A revista tem foco na divulgação do continente Antártico e de pesquisas científicas realizadas no local  para jovens de 14 a 18 anos, que estão numa fase decisiva de escolha de curso e podem se inspirar nas reportagens da revista. Os alunos fazem parte do grupo de Fatores Humanos em Regiões Polares, do Laboratório Fator Humano, coordenado pelo prof. Dr. Roberto Moraes Cruz. A revista está disponível no link:

 

Parabéns!!!

Participação no IBAP 2019 – Salvador Bahía

06/07/2019 10:50

O prof. Roberto Moraes Cruz, a mestranda Karen Rayany Ródio Trevisan e o doutor Luciano Franzim Neto representaram o laboratório Fator Humano no IBAP 2019, em Salvador, na Bahía. Apresentaram trabalhos científicos e participaram do lançamento do livro “Compêndio de Avaliação Psicológica”, da editora Vozes, com a participação de membros do laboratório Fator Humano.

Apresentação de trabalhos e lançamento de livro no 9º IBAP – Bahia

11/06/2019 13:27

Membros do laboratório Fator Humano estarão presentes no 9º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, de 25 a 28 de Junho na UCSAL, Salvador, Bahia.

Na ocasião também haverá o lançamento do livro: Compêndio De Avaliação Psicológica, da Editora Vozes, que conta com capítulos escritos pelo prof. Dr. Roberto Moraes Cruz e seus orientandos, em nível de pós-doutorado Patrícia Dalagasperina, e de doutorado, Paola Barros Delben.

Alguns dos trabalhos que serão apresentados no evento:

26/06
-Dados Psicométricos Do Questionário De Estresse Traumático Secundário, Patricia Dalagasperina (UFSC) e Daniela Ornellas Ariño (UFSC)

-Parâmetros Psicométricos Dos Instrumentos De Avaliação Em Saúde Mental Para Estudantes Universitário, Daniela Ornellas Ariño (UFSC), Roberto Moraes Cruz (UFSC) e Karen Rayany Ródio Trevisan (UFSC)

-Riscos Psicossociais Ocupacionais: Como Avaliá-Los? Karen Rayany Ródio Trevisan (UFSC), Pedro Augusto Crocce Carlotto (UFSC), Roberto Moraes Cruz (UFSC) e Patricia Dalagasperina

27/06
-Modelo De Avaliação Em Saúde Mental De Universitários: Proposta Teórica, Daniela Ornellas Ariño (UFSC) e Roberto Moraes Cruz (UFSC)

-Instrumentos Para Mensuração De Carga Mental De Trabalho: Parâmetros Psicométricos, Karen Rayany Ródio Trevisan, (UFSC), Daniela Ornellas Ariño (UFSC), Roberto Moraes Cruz (UFSC), Patricia Dalagasperina e Karen Rayany Ródio Trevisan (UFSC)

Mais informações sobre o evento no link: http://www.ibapnet.org.br/congresso2019/