Participação em missão à Antártica

03/11/2017 20:23

A pesquisadora Paola Barros Delben participa de mais uma expedição à Antártica pelo Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), coordenado pela Marinha do Brasil, MCTIC e MMA, com o apoio dos voos da Força Aérea Brasileira. É a quinta viagem de Barros-Delben, que desenvolveu o projeto ainda na graduação e em ocasiões anteriores foi acompanhada de colaboradores auxiliares.

O pouso do avião Hércules C-130, partindo da cidade de Punta Arenas, no Chile, ocorreu na tarde do dia 02 de Novembro, na pista da base chilena Presidente Frei, na Antártica.

(Fotos: Paola Barros Delben)

Depois um percurso de 4 horas pelo navio Ary Rongel à região onde estão os Módulos Antárticos Emergenciais (MAEs), enquanto ocorrem as obras de reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na bahía do Almirantado.

(Fotos: Paola Barros Delben)

No mês de novembro, Paola coletará dados para o projeto pioneiro de Psicologia no ambiente Isolado, Confinado e Extremo (ICE), seu mestrado “Comportamento seguro em expedicionários militares do PROANTAR”, sob orientação do prof. Dr. Roberto Moraes Cruz. O projeto visa a redução da probabilidade de acidentes e adoecimentos no contexto.

(Foto: Klausen)

Participação na XXV Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM – 2017

22/10/2017 19:55

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP-UFSC) Paola Barros Delben, membro do laboratório Fator Humano, participou das XXV Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM, em Encarnación, Paraguai. A AUGM (Associação de Universidades do Grupo Montevideo) é uma rede de Universidades Públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que surgiu em 1991 para encontrar respostas aos desafios acadêmicos e tem como objetivo fortalecer e consolidar a pesquisa científica e tecnológica em áreas estratégicas.


As Jornadas de Jovens pesquisadores estão orientadas a promover o relacionamento entre os cientistas da região e promover o trabalho conjunto no quadro dos fundamentos da AUGM.
O estudo de Barros-Delben, apresentado na forma de poster na Universidade de Itapúa corresponde a sua pesquisa que teve origem na Iniciação Científica e segue como projeto de mestrado com o título “modelo conceitual de comportamento seguro a expedicionários brasileiros na Antártica”, sob orientação do prof. Dr. Roberto Moraes Cruz, co-autor do trabalho. O trabalho foi um dos 16 selecionados para representar a Universidade Federal de Santa Catarina no evento que ocorreu entre os dias 18 e 20 de Outubro. Duas estudantes foram premiadas com um poster e uma apresentação oral.
Um agradecimento especial à SINTER que ofereceu o ressarcimento dos gastos e um ônibus aos participantes desta jornada e aos estudantes da UNI (Universidade Nacional de Itapúa) que recepcionaram e prestaram o suporte durante todo o evento.

 

Inicio

Minicurso: Avaliação de desempenho no contexto do trabalho

21/10/2017 19:01

No dia 20.10 de manhã aconteceu o minicurso “Avaliação de desempenho no contexto do trabalho” ministrado pela doutoranda Aline Archer, a psicóloga Carol Magalhães e a graduanda Thalia R. Bitencourt. Este minicurso da SEPEX foi elaborado pelo laborátorio Fator Humano com a orientação dos professores Hélder Lima Gusso e Roberto Moraes Cruz.

Minicurso “avaliação de desempenho humano no contexto do trabalho” SEPEX

16/10/2017 13:31

Na SEPEX (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFSC, o laboratório Fator Humano promoverá o minicurso “Avaliação de desempenho humano no contexto do trabalho” no dia 20/10 (8h-12h), na sala Carolina Bori do Departamento de Psicologia. O objetivo do curso é tornar os participantes capazes de avaliar o desempenho humano no contexto do trabalho de modo coerente com a noção de comportamento. São apenas 15 vagas. Inscrições pelo site:

http://sg.sepex.ufsc.br

Extensão “Estatística aplicada a pesquisa científica” – Hiago Murilo de Melo

11/10/2017 10:36

No dia 10 de Outubro foi realizado o curso de extensão “Estatística aplicada a pesquisa científica”, ministrado por Hiago Murilo de Melo, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Neurociências convidado. O evento foi organizado pelo prof. Dr. Roberto Moraes Cruz e Paola Barros Delben, do laboratório Fator Humano, PPGP-UFSC.

Um agradecimento especial ao Hiago por sua disponibilidade em transmitir os conhecimentos aos 30 inscritos presentes na ocasião!

Introdução à Revisão de Literatura

10/10/2017 21:41

No dia 09 de Outubro foi realizado o curso de extensão “Introdução à Revisão de Literatura”, das 18:45 às 21:00. O curso foi ministrado pela douroranda Aline Archer e Paola Delben, membros do laboratório Fator Humano, evento organizado pelo prof. Roberto Moraes Cruz, Luciana Amorim e o prof. Hélder Gusso Lima.

Trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais sobre psicologia do Esporte e da Atividade Física

10/10/2017 21:34

Trabalhos de membros do laboratório Fator Humano foram apresentados no I Encontro Internacional de Psicologia do Esporte e da Atividade Física e I Simpósio Internacional de Psicologia do Esporte da Universidade São Judas Tadeu (USJT), que aconteceu na cidade de São Paulo/SP, de 05 à 07 de outubro de 2017.

MESA REDONDA:
Participação da Profa. Dra. Andréa Duarte Pesca em Mesa Redonda: “Preparação psicológica
no esporte” com a palestra: “Estratégias de desenvolvimento da força mental no esporte de
alto rendimento”
TRABALHOS APRESENTADOS:

1) ANÁLISE DAS HABILIDADES DE COPING POR POSIÇÕES EM CAMPO DE ATLETAS DE FUTEBOL EM FORMAÇÃO – Fernanda Schweitzer Almeida Pereira; Andréa Duarte Pesca; Roberto Moraes Cruz
2) O ENSINO DA PSICOLOGIA DO ESPORTE NOS CURSOS DE PSICOLOGIA NO SUL DO BRASIL – Andréa Duarte Pesca; Cyntia Nunes; Gabriela Frischknecht; Roberto Moraes Cruz

3) VALIDADE DE CONTEÚDO E VALIDADE SEMÂNTICA DO QUESTIONÁRIO DE AUTOCONFIANÇA NO ESPORTE PARA ATLETAS BRASILEIROS – Gabriela Frischknecht Roberto Moraes Cruz; Sidónio Serpa; António Fernando Boleto Rosado; Andréa Duarte Pesca; Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes

4) AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA EM PRATICANTES DE YOGA RESTAURATIVA – Milene Derzete da Cunha; Gabriela Frischknecht; Andréa Duarte Pesca

5) RELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS E DETERMINAÇÃO EM GINASTAS
RÍTMICAS E NÃO PRATICANTES PORTUGUESAS – Anelise Atkinson da Cunha; Dr. António
Fernando Boleto Rosado; Dr. Andréa Duarte Pesca

6) COMPORTAMENTOS DE ATLETAS DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS DE BASE FRENTE ÀS
SITUAÇÕES TÍPICAS DO FUTEBOL – Fernanda Schweitzer Almeida Pereira; Andréa Duarte Pesca; Tuane Duarte

7) ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO COM ATLETAS DAS CATEGORIAS DE BASE DE UM CLUBE DE FUTEBOL – Franco Mazza, Carolina Sortica Magro, Fernanda Schweitzer Almeida Pereira, Andréa Duarte Pesca

8) ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO COM ATLETAS DAS CATEGORIAS DE BASE DE UM CLUBE DE FUTEBOL – Carolina Sortica Magro; Franco Mazza; Fernanda Schweitzer A. Pereira; Andréa Duarte Pesca.

9) CINOTERAPIA NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO DE ATLETAS LESIONADOS DE FUTEBOL – Vinicius Silva Bitencourt, Carlos Henrique Mattedi de Moura, Rodrigo Nagel, Andrea Duarte Pesca

Cursos – Perícia no Trabalho – Minas Gerais

10/10/2017 21:23

Foram ministrados na Universidade Federal de Minas Gerais pelo prof. Dr. Roberto Moraes Cruz os cursos:

Pericia Psicologica no Trabalho, dia 28 de set

Pericia Psicologica no Trânsito, dia 29 de set

Ao final de cada curso foram lancados os livros:
Pericia Psicologica no Contexto do Trabalho e Manual de Psicologia do Transito.

Programa de Esquizofrenia da UNIFESP – III Preceptoria PROESQ

25/09/2017 13:49
Dias 22 e 23 de setembro de 2017, Luciana Amorim, mestranda do PPGP e pesquisadora do Laboratório Fator Humano esteve em São Paulo para conhecer o Programa de Esquizofrenia da UNIFESP e participar da III Preceptoria PROESQ.
O PROPESQ atende ambulatorialmente pacientes com esquizofrenia há mais de 20 anos e é referência nacional de modelo de atenção multidisciplinar.
Além de conhecer o PROPESQ, ela participou I Simpósio Latino Americano sobre Prevenção em Psiquiatria: Foco na Esquizofrenia/III Simpósio do Programa de Esquizofrenia da UNIFESP (PROESQ).
O evento contou com mesas de debates e conferências com renomados profissionais brasileiros e convidados internacionais, entre eles a Dra. Lucia Valmaggia (presidente eleita do IEPA – King’s College, London), o Dr. Nicolas Crossley (Universidad Catolica do Chile) e o Dr. Quirino Cordeiro (Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – Ministério da Saúde).
Os simpósios abordaram a temática da prevenção em psiquiatria sob uma perspectiva inovadora, que visa promover a saúde mental e evitar o desenvolvimento de transtornos mentais.
Os debates reforçaram que, mais do que buscar a redução de sintomas, existe atualmente a percepção da necessidade da avaliação da funcionalidade nos pacientes com o transtorno, o objeto de estudo da pesquisadora.